abr 05
Pioneiros dos purificadores de água

Pioneiros dos purificadores de água, sim! Leia e comprove

Nós temos muito orgulho em dizer que somos pioneiros dos purificadores de água no Brasil. E podemos comprovar. 

Primeiramente, é importante recordar o significado desta palavra. Pioneiros são aqueles que desbravam, que se antecipam e que anunciam algo novo. São precursores, sempre em busca do progresso. 

Assim, é justo dizer que os pioneiros dos purificadores de água são os primeiros fabricantes do país. A Europa está no mercado de melhoria da qualidade da água há 38 anos. Talvez você não fosse nem nascido ou ainda estivesse na escola.

Quando somos os primeiros a fazer algo, tudo é desconhecido. Foi preciso muita dedicação, coragem e trabalho duro para construir a nossa história de sucesso. Definitivamente, ter inaugurado este mercado e mudado a vida de tantos brasileiros são motivos para se orgulhar.

A seguir, vamos listar 5 fatos que garantem o nosso lugar no pioneirismo do tratamento de água. 

5 fatos que comprovam que somos pioneiros dos purificadores de água no brasil

1- Primeiros a lançar um produto no mercado

O Export Line foi lançado no mesmo ano em que a empresa foi fundada. Você provavelmente pode ter memórias dele na época de infância. Assim, ele é considerado o primeiro purificador de água residencial do mercado brasileiro. Posteriormente, se consolidou como referência da categoria. 

No ano seguinte, foi lançado um novo produto com gabinete cromado: o Silver Line. Desde sempre, buscamos melhorias incansavelmente.

2- A Europa foi a primeira marca a obter o Selo INMETRO

A certificação INMETRO para filtros residenciais surgiu devido à falta de padrão de qualidade desses produtos no mercado nacional. Dessa forma, o INMETRO criou uma Norma Brasileira para essa linha de produtos (NBR 16098). 

Desde 2011, todos os filtros e purificadores de água precisam passar por esse teste para serem comercializados. A Europa foi a primeira empresa a se submeter à avaliação de forma voluntária. Assim, conquistou o Selo INMETRO de qualidade. Hoje, é a empresa que possui o maior número de produtos certificados no segmento.

3- Fomos os primeiros a fundar uma Associação para as empresas do setor

É claro que os pioneiros dos purificadores de água queriam abrir caminhos para todo mundo. Dessa forma, depois da divulgação da norma do INMETRO, o Grupo Europa percebeu a necessidade de organizar o setor. 

Posteriormente, essa necessidade evoluiu para a criação de uma associação. Durante um ano e meio, as empresas do setor se reuniram na sede do Grupo Europa, em São Paulo (SP). Este importante movimento resultou na fundação da ABRAFIPA no final dos anos 2000, já com representantes de 29 empresas.

A Abrafipa tem o Grupo Europa como sócio-fundador e integrante da sua diretoria. Há mais de 20 anos, a associação realiza um importante trabalho, buscando oportunidades e defendendo os interesses do setor. Assim, o mercado como um todo se desenvolve e se fortalece. 

Há alguns anos, lançou o Selo Abrafipa: a primeira certificação voluntária exclusiva de refis. Todos os refis da marca Europa também já contam com esta certificação.

4- Primeiros a inovar na tecnologia de purificação

No mercado, existem purificadores com diferentes sistemas para o tratamento da água. De acordo com a tecnologia utilizada, eles podem oferecer benefícios diferentes também.

Começamos com os sistemas que se utilizam apenas de elementos naturais para garantir uma melhoria na qualidade da água. Depois, vieram os purificadores antibacterianos perto dos anos 2000, e já eram uma grande novidade. Então, os pioneiros dos purificadores trouxeram uma grande inovação: o sistema UVLS.

A Europa foi a primeira empresa a utilizar a tecnologia HF aliada ao sistema UVLS. Desse modo, pôde disponibilizar ao consumidor brasileiro qualidade e tecnologia de purificação entre as mais avançadas do mundo.

Assim também, somos os únicos no país a produzir um contador de litros com funcionamento não-elétrico. O Contágua é homologado pelo IPEM e indica o momento certo da troca do refil. Legal, não é?

5- Os pioneiros dos purificadores e da sustentabilidade

Pensar em desenvolver produtos com excelência é essencial para a nossa empresa. Pensar no ciclo do produto, do começo ao fim, e nos impactos que geramos no mundo é igualmente importante.

Esta não era uma visão difundida no mundo corporativo na década de 80. Definitivamente, estamos evoluindo para compreender a nossa responsabilidade com as pessoas e o meio ambiente. 

Somos os pioneiros dos purificadores, mas não podemos parar por aí. A cada purificador escolhido, milhares de galões e garrafas deixam de ser descartados, mas isso não é tudo. É preciso pensar no ciclo como um todo e em cada detalhe.

Assim, começamos este movimento de dentro para fora. Desde 2016, não utilizamos mais copos descartáveis na empresa. Cada colaborador tem seu próprio copo reutilizável. Em todos os nossos eventos, nos preocupamos em utilizar copos sustentáveis que não gerem resíduos e enfeitam a festa.

Todo pedido feito no nosso e-commerce é entregue com Frete Neutro. Juntamente com a Eccaplan, conseguimos neutralizar o C02 do nosso transporte de produtos.

Neste ano, Europa está dando mais um importante passo. Novamente, mostramos porque somos os pioneiros dos purificadores. A nossa empresa é a primeira do setor a colocar em prática um projeto de logística reversa. 

Em parceria com a ABREE, vamos ser responsáveis pela coleta e descarte responsável dos nossos produtos. Dessa forma, esperamos dar o exemplo para outras empresas do setor e para os nossos consumidores.

E não tem nada melhor que dar um bom exemplo, não é? Esperamos ser sempre os primeiros a fazer isso. Se gostou do texto, compartilhe!