fev 21
o que fazer com filtro de água antigo

ABREE: conheça a nossa parceira de logística reversa

Em 2021, a Europa firmou uma importante parceria com a ABREE. A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos vai ajudar a Europa a cuidar ainda mais do meio ambiente.

Se você é um consumidor consciente, já deve ter se perguntado onde descartar seus produtos corretamente. Muitas pessoas realizam o processo de reciclagem de materiais e ajudam a evitar a poluição por plástico, por exemplo.

Por outro lado, a logística reversa ainda não é uma grande conhecida da população. Você sabe o que isso significa e como pode ajudar a sua vida e o meio ambiente? Qual o papel da ABREE neste processo?

A seguir, vamos esclarecer estas dúvidas e apresentar a nossa nova parceria. Fique com a gente!

O que é logística reversa?

Primeiramente, para entender o papel da ABREE, vamos falar sobre este conceito e seu contexto na legislação ambiental do país. A logística reversa é um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Esta política foi instituída em 2010, com o objetivo de melhorar a gestão de resíduos a nível nacional. Assim, a aplicação da lei busca responsabilizar as empresas por seus produtos e embalagens, promovendo uma economia mais regenerativa.

De acordo com um levantamento de 2017, o Brasil produziu mais de 77 milhões de toneladas de resíduos. Deste total, apenas 5% são destinados à reciclagem.

A logística reversa é uma importante ferramenta para alcançar estes objetivos. Seu objetivo é restituir os resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento. Assim, materiais como pilhas, pneus e lâmpadas são encaminhados para a reciclagem ou para a obtenção de energia.

Ou seja, aquilo que teria um impacto ambiental negativo é levado para cooperativas, como a ABREE. Dessa forma, a responsabilidade da empresa não termina depois que um produto é vendido. Esta responsabilidade torna-se compartilhada, por todo ciclo de vida do produto, para toda a cadeia de produção.

Afinal, todas as empresas devem realizar a logística reversa? A lei obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos embalados e embalagens. Conheça a relação completa de produtos considerados pelo artigo 33 aqui.

Definitivamente, aplicar a logística reversa é uma maneira de se posicionar de forma mais sustentável e consciente no mercado. E claro, não deixa de ser uma estratégia de diferenciação, oferecendo uma vantagem competitiva em relação às outras empresas.

O que faz a ABREE?

A ABREE é uma entidade sem fins lucrativos que garante a destinação adequada de resíduos. Ela define e realiza a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo no Brasil.

Dessa forma, é responsável pela contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados também por terceiros. Quer entender melhor como funciona? Então, assista ao vídeo. 

Há 10 anos no mercado, a ABREE é a mais antiga, bem como a mais representativa entidade do setor. Atualmente, tem parceria com diversas empresas e disponibiliza mais de 3.000 pontos de recebimento para os consumidores.

O pior é que, mesmo com tantos pontos de coleta, muito lixo ainda vai parar no lugar errado. Segundo relatório da ONU, em 2019, o Brasil descartou mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos. Deste total, menos de 3% foram reciclados.

De acordo com a Pesquisa Resíduos Eletrônicos, 16%  dos brasileiros frequentemente descartam algum eletroeletrônico no lixo comum. Um terço dos entrevistados (33%) nunca ouviu falar em pontos ou locais de descarte correto para lixo eletrônico. 

O descarte incorreto não permite a reciclagem das matérias-primas presentes nos aparelhos. Assim, é igualmente prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, por conta de seus componentes químicos.

Logo, é possível perceber a relevância do trabalho da ABREE. Além de toda a parte operacional, existe um trabalho de conscientização fundamental com seus públicos de interesse. É preciso educar os consumidores, engajar os fabricantes e varejistas e firmar relações com formadores de opinião.

Como funciona a parceria da ABREE com a Europa?

Definitivamente, o respeito ao meio ambiente e o cuidado com a saúde são valores essenciais da nossa marca. Logo, é fundamental atuar com responsabilidade, em todos os pontos e etapas.

Em parceria com a ABREE, a Europa está implementando um projeto piloto de logística reversa. Serão 39 lojas participantes, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Lá, os consumidores vão encontrar caixas de coleta, onde poderão descartar os refis vencidos e produtos já utilizados.

Até a caixa coletora é feita a partir de materiais reciclados, como compostos de alumínio, plástico e tubos de creme dental. Logo após a etapa de coleta, as peças serão transportadas, armazenadas e separadas de forma correta.

É aqui que entra a participação da ABREE, responsável pela organização e gestão dos resíduos sólidos. Assim, a Europa garante a inserção dos insumos em novos produtos que retornarão ao mercado, gerando alternativas sustentáveis e empregos. 

Com isso, o Grupo Europa dá mais um passo em direção a um mundo melhor para todos. O projeto com a ABREE vai incentivar o consumo sustentável e engajar toda a cadeia de produção nesta iniciativa. Se quiser saber mais sobre as parcerias da Europa, clique aqui.

E você, tem algum refil ou produto usado para descartar? Fique ligado no nosso projeto de logística reversa e faça o descarte consciente!