ago 19

5 tipos de purificadores de água e seus benefícios

Você conhece todos os tipos de purificadores de água? Juntamente com outros aparelhos, os purificadores têm a função de melhorar a qualidade da água que você bebe e, neste mercado, existem diversos produtos. 

Antes de mais nada, é importante lembrar que a água que chega até a sua casa passa por tratamento nas estações concessionárias.

Existem padrões de potabilidade a serem cumpridos, mas nem sempre é possível garantir que a água que sai da torneira é segura.

Isto porque, a água percorre um longo caminho de tubulações, encanamentos e caixas d’água até encher o seu copo.

Neste percurso, podem passar bactérias e microrganismos que podem transmitir doenças graves para a saúde. 

Por que existem diferentes tipos de purificadores de água?

Entendemos então que a escolha mais segura é comprar um filtro ou purificador para manter a melhor hidratação possível.

Mas, quais são as diferenças entre eles? 

A água é um tema amplo e complexo e assim também são os tipos de purificadores. Existem produtos que têm um sistema de filtragem e purificação diferentes de outros. 

Também temos os aparelhos que gelam a água e os que só oferecem temperatura natural. Há ainda os produtos que são específicos para uma determinada origem da água ou ponto de uso. 

Com tantas opções, é importante entender um pouco sobre o assunto na hora de escolher.

Conheça abaixo 5 principais tipos de purificadores de água, suas funcionalidades e benefícios

Purificador de balcão ou parede

Primeiramente, a nossa especialidade: o purificador. Para funcionar, os purificadores precisam de um ponto de água: sejam acoplados à torneira ou ao encanamento. 

Eles possuem uma bomba capaz de dar pressão à água, que passa pelos elementos filtrantes dentro do refil (ou câmara). Ao passar pelos elementos, impurezas e resíduos impróprios para o nosso consumo são retirados. 

Assim também, o cloro presente é reduzido ao passar pelo refil. O resultado final do líquido é o ideal: água sem gosto, cor ou cheiro. 

Os modelos mais simples entregam:

– Retenção de elementos químicos: como o cloro e a geosmina, removendo sabores e odores.

– Retirada de sólidos suspensos: como argila, areia, algas e outras impurezas;

Por outro lado, existem modelos com tecnologias mais avançadas, capazes de reter contaminantes microbiológicos como bactérias, protozoários e vírus. 

purificador europa summerline

Nestes casos, o refil conta com o auxílio de outros sistemas de filtragem e purificação. O Summer Line UVLS HF é o produto de tecnologia mais avançada da nossa linha. 

Ele conta com um sistema combinado de lâmpada com raios UV e fibras ocas sobrepostas. Assista ao vídeo e entenda melhor como funcionam os processos de purificação dentro do produto.

Dos tipos de purificadores de água existentes, estes (de parede ou balcão) têm a grande vantagem da durabilidade.

É importante lembrar que a manutenção do refil é necessária e que o tempo de troca é variável.

Frequência de uso, tipo e marca do produto e a qualidade da água da sua região determinam a hora certa de trocar o refil.

Purificador com Ozônio

Estes produtos contam com o método de purificação por meio dos ozonizadores. Mas, afinal, como isso funciona? 

Ele capta o ar do ambiente, transporta até o reservatório de água e transforma o oxigênio em ozônio. O gás ozônio, por sua vez, tem alto poder antisséptico, germicida e oxidante.

A água ozonizada é eficiente na eliminação de vírus e bactérias, bem como de resíduos agrotóxicos nos alimentos. O ozônio também pode ter papel importante na oxigenação do organismo.

Isto porque depois de eliminar impurezas, ele libera uma de suas moléculas e volta ao estado de oxigênio.

Este é um dos tipos de purificadores de água mais seguros. Isto porque, ao contrário do cloro, ele não produz substâncias químicas que podem provocar reações indesejadas no nosso organismo.

Países como Estados Unidos, França, Alemanha, Suíça e Holanda utilizam o ozônio na água da rede pública há quase 100 anos.

Filtro de Pressão/Torneira

Esse tipo de filtro é instalado diretamente na torneira ou na parede, e tem preço mais acessível no mercado. 

A princípio, estes filtros geralmente se utilizam de um sistema de filtragem com carvão ativado. Dentro de cada produto, existe uma vela, composta por um elemento cilíndrico e poroso, capaz de absorver as impurezas da água.

Instalado diretamente na torneira ou no ponto de uso, este filtro retém partículas em um processo físico e também químico. Os íons ativos presentes na vela ajudam a eliminar odores e sabores desagradáveis, bem como coloração indesejada na água.

Filtro Central

tipos de purificadores

Este modelo também é conhecido como filtro de entrada, por ser instalado principalmente na entrada hidráulica, na área externa. É um sistema de tratamento de água em maior escala.

Sua função é filtrar toda a água do local que atende. Logo, ele é indispensável para se obter água saudável, potável ou utilizável em qualquer tipo de instalação.

Ele pode ser utilizado em indústrias, comércios, condomínios, residências, escolas, hospitais, restaurantes, etc. Instalado na entrada do abastecimento, ele evita que toda a sujeira entre em sua caixa d’água e passe por toda a tubulação.

Com um filtro central, você impede a entrada de ferrugem, sedimentos, barro, areia e outras partículas contaminantes. Este é um dos tipos de purificadores de água que conserva a caixa d’água, tubulações e protege equipamentos que utilizam água.

Filtro para Poço Artesiano

Por fim, existe o filtro para poço artesiano, que realiza importantes correções na água para torná-la potável. 

Com a crescente poluição de mananciais subterrâneos, a necessidade de correção de compostos químicos e físicos contidos na água aumenta. 

Essa correção deve ser feita com o filtro para poço artesiano, com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.

Eles são responsáveis por retirar as impurezas sólidas, reduzir a turbidez, cor e diminuir o excesso de ferro e manganês. De acordo com a qualidade da água, o filtro central pode ser uma boa indicação para o caso de poço artesiano.

Tipos de purificadores: resumo

Enfim, pudemos ver que existe um tipo de purificador para cada necessidade. Vamos retomar rapidamente o que abordamos no texto?

Vimos que é possível comprar um filtro com valor mais acessível, como o de torneira/pressão. Ele oferece água sem partículas, sem cheiro, gosto ou sabor desagradável.

Os purificadores de balcão ou parede são os mais comuns no mercado. Aqueles com tecnologia simples, oferecem água livre de impurezas, sem partículas e com cloro reduzido. Os modelos de tecnologia avançada podem oferecer proteção contra bactérias e vírus.

Já os purificadores com ozônio conseguem captar o oxigênio e transformá-lo em ozônio. A água ozonizada é eficiente na eliminação de vírus e bactérias, bem como de resíduos agrotóxicos nos alimentos.

O filtro central é um dos tipos de purificador mais robustos que existem. Ele atua na entrada de abastecimento da água e atende até condomínios, hotéis, etc.

O filtro de entrada (ou central) também pode ser o adequado para água de poço artesiano, que também possui um tipo de purificador específico.

Entre tantas opções e tipos de purificadores de água, é importante lembrar de procurar sempre os produtos certificados (INMETRO e ABRAFIPA).

Está pensando em comprar um purificador de água? Avalie bem todos os fatores que apontamos aqui e as opções do mercado. Conte sempre com a linha completa de purificadores Europa, presentes no mercado há mais de 35 anos!