Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Negócios sustentáveis no Rio de Janeiro: conheça 3 e apoie!

filtro e purificador de água rio de janeiro

Se você é um consumidor consciente carioca à procura de negócios sustentáveis, vai adorar este post com opções no Rio de Janeiro.

Por outro lado, se ainda não é responsável no seu consumo, está na hora de ser. Você ainda utiliza sacolas plásticas? Você faz a reciclagem ou reutilização de seus resíduos? Consegue reaproveitar a água da máquina de lavar de alguma forma?

Nós acreditamos que pequenas atitudes podem mudar o mundo. Da mesma forma que as atitudes cotidianas trazem resultado, os negócios (pequenos ou grandes) podem ter muito impacto. Assim, apoiamos as diversas iniciativas amigas do meio ambiente no nosso país.

Definitivamente, uma das formas de ajudar estes empreendimentos é a divulgação. Muitas vezes, queremos comprar de produtores locais ou de negócios sustentáveis, mas não sabemos como nem onde.

Neste texto, vamos apresentar 3 iniciativas cariocas para você conhecer e apoiar!

Negócios Sustentáveis no Rio de Janeiro

De acordo com um estudo de 2021 da Firjan, existem 69 negócios de impacto ambiental positivo na Baía de Guanabara.

Foram avaliados alguns critérios específicos dos negócios sustentáveis. Entre eles estão o impacto para a conservação da biodiversidade, bem como a segurança hídrica.

Segundo o mapeamento de 17 mil municípios, a maioria das iniciativas locais ainda são jovens e precisam de apoio. Assim, a ideia principal do edital era ajudar a desenvolver estes negócios. 

Da mesma forma, os empreendedores podem obter mais visibilidade para suas ações. Ainda mais importante, podem interagir com outros atores estratégicos e receber capacitação especializada. 

Agora, vamos apresentar 3 destaques de negócios sustentáveis deste importante estudo.

Madre Frutos

À primeira vista, você diria que a jaca é uma fruta que precisa ser controlada? Pois este é um dos objetivos da Madre Frutos. 

Esta é uma iniciativa da ONG Sinal do Vale, formada por um grupo de mulheres. A jaca verde é vista com maus olhos pelos biólogos, por ser uma espécie invasora e por ter alto poder de dispersão. Assim, a Madre Frutos é uma empresa que realiza o manejo sustentável da jaca em áreas protegidas.

A ONG tem 200 hectares de terra na baixada fluminense. Ali, são realizados projetos de negócios sustentáveis de impacto social e ambiental. Da mesma forma que o projeto busca controlar a espécie não nativa da Mara Atlântica, gera emprego para a comunidade local.

A colheita é feita direto da área preservada, ou com jaca comprada dos vizinhos, inseridos no mesmo território. Como resultado, a empresa desenvolve produtos saudáveis, orgânicos e regionais.

Assim também,  regenera e conserva o solo e a mata em que cultiva as jacas, aproximando produtores de consumidores.

Na trilha digital

Esta é para quem gosta de viajar para áreas naturais e fazer atividades na natureza. Além do passaporte verde, os turistas sustentáveis agora podem contar com outra iniciativa interessante. 

Outro destaque é o e-Trilhas, uma plataforma digital composta por um aplicativo, um site e um sistema administrativo. Este é um dos negócios sustentáveis mais tecnológicos e inovadores do edital. 

Ele conecta praticantes de trilhas ecológicas, gestores de unidades de conservação e guias turísticos. Assim também, conecta restaurantes e pousadas, e outros fornecedores do entorno. 

A ideia central da empresa é divulgar destinos e engajar os praticantes de atividades ao ar livre. Assim, consegue atrair novos visitantes para as trilhas, gerando um ambiente de colaboração entre todas as partes interessadas. 

Do mesmo modo, contribui para a geração de renda sem colocar em risco a conservação da natureza. O e-trilhas é um exemplo do que devem ser os bons negócios sustentáveis.

Assim, para os usuários, o app oferece informações sobre trilhas de todo o Brasil. Como fotos, mapas, principais atrativos, também é possível planejar a contratação de prestadores de serviços locais. Os viajantes podem baixar e usar o aplicativo de forma gratuita. 

Contudo, para os gestores, existe a opção de escolher um plano de licenciamento. O e-Trilhas oferece soluções efetivas para problemas comuns enfrentados por gestores da área. Administradores de áreas naturais, parques, bem como secretarias de turismo podem se beneficiar muito. 

Este é um negócio articulado e eficaz, que resolve problemas de manutenção, mobilização e comunicação.

Negócios sustentáveis para recursos hídricos

Por último, mas não menos importante, vamos falar do o Action Tratamento de Resíduos. Afinal, dos negócios sustentáveis aqui apresentados, este é o único que tem foco na água.

A empresa surgiu com o objetivo de realizar a coleta e o tratamento dos resíduos poluentes da água. Da mesma forma, faz o reuso adequado, destinando a água tratada para a agricultura orgânica de baixo impacto no cultivo de frutas. 

A Action é um dos negócios sustentáveis referência no Estado do Rio de Janeiro. Há 14 anos, trabalha em conformidade com as leis ambientais, livrando a natureza de resíduos poluentes.

A empresa coleta, transporta e destina resíduos poluentes de forma legal e responsável. Juntamente com estas ações, realiza a locação e a limpeza de banheiros químicos.

Conheça outras iniciativas sustentáveis da empresa:

Horta escolar

Realizada na Escola Brizolinha, em Papucaia, comunidade de Cachoeiras de Macacu. A horta é um excelente método para envolver as crianças na alimentação saudável, bem como no cuidado com a natureza. 

Bicicletário

Definitivamente, as bicicletas comandam o trânsito em Papucaia. Juntamente com a Secretaria de Obras da Prefeitura, implantamos um bicicletário para servir à população.

Oficinas de graffiti

A oficina de grafitagem em Itaboraí estimulou a criatividade de crianças e adolescentes. Como resultado, um antigo muro pichado na escola se transformou em arte pelas mãos dos próprios alunos. Paralelamente, as cabines de banheiro químico alugadas para eventos sociais e esportivos também foram grafitadas.

Este texto foi útil para você? Se conhecer mais negócios sustentáveis no Rio de Janeiro que não estavam na lista, conte para a gente!