Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Reaproveitar água da máquina? Descubra como!

Reaproveitar água da máquina

Já pensou em reaproveitar a água da máquina de lavar nos afazeres do cotidiano? Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença para poupar os recursos do nosso planeta e do seu bolso.

Juntamente com a limpeza de garagens e a descarga, a máquina de lavar representa um dos maiores gastos hídricos da casa.

Atualmente, existem modelos de máquina que já vêm com uma função de reaproveitamento. No momento certo, uma luz ou sinal sonoro avisam que já é possível retirar a água com sabão. Marcas como Electrolux, Consul, bem como Panasonic já disponibilizam modelos com este botão.

Por outro lado, se você já tem uma máquina em casa e não pretende adquirir outra, também temos alguns truques. A seguir, veja como é simples reaproveitar água da máquina e utilizá-la de diversas formas!

Kit reúso e cisternas

Para quem possui o aparelho certo, reaproveitar a água da máquina é um pouco mais prático. Basta abrir a tampa e levar a mangueira da máquina ao recipiente onde pretende armazenar a água. 

Sempre que for possível fazer a retirada, a máquina emite um aviso. Depois da retirada, é só fechar a tampa da máquina para que ela retome a lavagem.

Com um sistema de captação e reúso desta água, é possível separar a água com sabão da água do enxágue. Elas servem a usos diferentes, mas garantem igualmente uma economia financeira e de recursos naturais.

Os principais sistemas de reaproveitamento são as cisternas e os kits reuso. Você deve estar estranhando a ideia de cisterna por aqui. Afinal de contas, ela é comumente usada para captar água da chuva.

Por outro lado, ela também pode ser utilizada como reservatório para reaproveitar água da máquina de lavar. Logo depois da lavagem, desencaixe a mangueira de drenagem da parede e coloque a ponta dentro da cisterna. A água vai sair por conta própria, esvaziando completamente a máquina. 

Diferente da cisterna modular, um kit de reuso serve para reutilizar a chamada água cinza. Neste caso, estamos falando da água proveniente dos enxágues da máquina de lavar. Em outras palavras, é um aparelho específico para otimizar o processo de captação e armazenamento.

Estes kits são reservatórios cuja função é captar água da máquina de lavar. Compactas e de fácil instalação, não é preciso enterrar as cisternas.

Com capacidade de 150 a 1050 litros, armazenam grande volume de água ocupando pouco espaço do imóvel. Alguns modelos possuem ainda um filtro clorador, que impede a proliferação de microrganismos. 

Se preferir, clique aqui para aprender como fazer um kit você mesmo! 

Reaproveitar a água da máquina para reutilizar onde?

Uma máquina de lavar roupas com capacidade para 8 kg utiliza em média 120 litros de água em cada ciclo completo. Imagine o consumo médio semanal de uma família? É muita água!

Assim, instalar umas das soluções que apresentamos é fundamental para reduzir sua pegada hídrica! Segundo o Instituto Akatu, reaproveitar água da máquina de lavar traz uma economia de 5% no consumo de água em casa. 

Por ser água de reuso, ela não pode ser ingerida e deve ser utilizada rapidamente (em até 48h). Às vezes, em apenas 12 horas, a água começa a exalar mau cheiro. Esta água possui sabão, amaciante, restos de sujeira, cabelo e células mortas da pele. 

Como resultado, ela gera mais bactérias e se degrada mais rapidamente que a água da chuva. Para eliminar ou diminuir cheiros desagradáveis, é possível adicionar água sanitária na proporção correta.

Portanto, é possível reaproveitar água da máquina de lavar para diversos fins que não necessitem de água potável: 

  • Limpeza da casa;
  • Lavagem de automóveis;
  • Irrigação de jardins, exceto plantas e árvores frutíferas;
  • Descarga dos vasos sanitários da casa;
  • Na higienização de produtos e embalagens que não são utilizados na cozinha, ou serão descartados na coleta seletiva.

Contudo, antes de usar a água coletada em qualquer atividade, fique de olho. O CETAC recomenda atenção à presença de produtos químicos, bem como de resíduos de sujeiras e gordura na água.  Eles podem manchar pisos, paredes, pintura de veículos ou causar danos às plantas em caso de rega.

Esta é apenas uma das muitas iniciativas para ajudar a preservar a água. Se você conhece alguém com vontade de reaproveitar água da máquina de lavar, compartilhe o texto!