abr 28
Em 2018, o Dia Mundial da Água quer pensar em soluções para os problemas hídricos do mundo usando a própria natureza como recurso.

Soluções para os problemas hídricos do mundo usando a própria natureza

Problemas hídricos

O Dia Mundial da Água é sempre celebrado no dia 22 de março e, neste ano, terá como tema “Natureza para a água  – a resposta está na natureza”. Este tema sugere um debate acerca de como explorar maneiras de utilizar a própria natureza para combater os problemas hídricos que já temos e aqueles que ainda podemos ter.

Da mesma maneira que os danos ambientais e as mudanças climáticas geram crises relacionadas à água, o bom trato com o meio ambiente também gera reflexos positivos à gestão desse preciosos líquido. Ações do homem que causam impactos negativos na natureza, tais como o descarte irregular de resíduos, o consumo exagerado de fontes hídricas e a precariedade de sua conservação, além da exploração dos recursos naturais, ocasionam graves problemas à sociedade, com impactos econômicos e sociais, além dos danos ao equilíbrio ecológico. Em contrapartida, ações positivas também podem gerar importantes mudanças construtivas para o meio ambiente.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU)

As soluções baseadas na natureza têm o potencial de resolver muitos dos nossos desafios com o tema água. É necessário investir muito mais numa infraestrutura “verde” e harmonizá-la com a infraestrutura “cinzenta” sempre que possível. O plantio de novas florestas, reconectar rios às planícies alagadas, restabelecendo zonas úmidas reequilibrarão o ciclo da água e melhorarão a saúde humana e os meios de subsistência.

As discussões do Dia Mundial da Água 2018 têm sempre o objetivo de sensibilizar o olhar das pessoas e ampliar a conscientização com relação à água. Neste ano, a ideia é mostrar que a natureza por si só pode ser a solução para os problemas naturais e, principalmente, para os problemas relacionados à água, se mantivermos um ambiente harmônico e propício para que ela siga seu curso.

 

Fonte: agua.com.org