abr 24
DESCUBRA 5 MOTIVOS PARA APRECIAR COM MODERAÇÃO OS BANHOS QUENTES NO INVERNO.

Modere os banhos quentes no inverno

Aprecie com moderação

Quando chega aquele friozinho do inverno, tomar banho pode ser uma tarefa difícil, não é? Aumentar a temperatura da água no banho é mais que normal, além de tornar o banho um momento de relaxamento e conforto, mas abusar da água muito quente não é inofensivo e tornar aqueles banhos cheios de vapor um hábito diário pode trazer alguns malefícios ao nosso corpo, pele e cabelos.

Listamos aqui 5 motivos pelos quais você deve tomar um pouco mais de cuidado com os banhos quentes nesse inverno:

  1. Aumento da oleosidade

Durante o banho com água muito quente, as glândulas sebáceas são altamente estimuladas, produzindo mais secreção, tanto no couro cabeludo quanto no rosto, aumentando a oleosidade da pele nesses lugares.

  1. Queda de cabelo

O estímulo exacerbado nas glândulas sebáceas também pode causar uma doença de pele muito comum: a dermatite seborreica. Essa doença provoca manchas vermelhas no couro cabeludo e até mesmo em outras partes do corpo, além e de aumentar a queda de cabelo.

  1. Caspa

A famosa e temida caspa também está ligada à dermatite seborreica, doença que pode causar descamação no couro cabeludo. Melhor evitar o pozinho branco caindo na roupa e nos ombros o tempo todo, não é?

  1. Pele áspera

A combinação da água quente e sabonete ou buchinha de banho acaba removendo a hidratação natural da nossa pele, muitas vezes em camadas mais profundas da epiderme até, removendo as ceramidas. A pele perde a oleosidade e a hidratação naturais, ficando com aspecto de ressecada e envelhecida, perdendo maciez e suavidade.

  1. Urticária

Não é tão comum quando a caspa o a dermatite seborreica, mas existem muitas pessoas que têm alergia à água em altas temperatuas e desconhecem esse fato. Para essas pessoas, os banhos quentes podem desencadear uma reação alérgica chamada urticária, que se caracteriza por vergões vermelhos e salientes na superfície da pele, que geralmente provocam muita coceira.

Portanto, por mais gostoso que seja tomar aquele banho bem quente, o ideal é que a água seja mantida em água temperada. Se você sente muito frio e não quer abrir mão desse hábito, lavar os cabelos no tanque com água morna pode ajudar a amenizar os efeitos negativos da água quente. Procure também deixar cair um pouco de água fria sobre o corpo antes de sair do chiveiro, depois do banho quente 🙂