fev 21
doenças causadas por bactéria na água

5 doenças causadas por bactérias na água

Estamos constantemente cercados de microrganismos, e podemos sofrer com doenças causadas por bactérias, por exemplo.

As bactérias estão presentes em todo o lugar e a troca delas pode ser benéfica até com os seres humanos. Por outro lado, existem alguns tipos de bactérias que causam enfermidades.

Elas podem ser transmitidas pelo ar, pela água ou contato com a pele. A maior parte das enfermidades que as bactérias causam podem ser facilmente tratadas com o uso de antibióticos.

Sem o tratamento adequado, bem como um bom tempo de resposta, essas enfermidades podem apresentar riscos graves. A seguir, vamos conhecer algumas das doenças causadas por bactérias  transmitidas pela água?

O que são as bactérias?

Primeiramente, vale entender melhor quem são os agentes causadores das doenças. Elas pertencem ao reino Monera, e podem viver isoladas ou reunidas em agrupamentos. 

As bactérias são seres invisíveis ao olho nu, que estão presentes em todos os ambientes. Logo, podem se tornar perigosas à saúde humana. As doenças causadas por bactérias atacam o nosso organismo, com foco no sistema imunológico.

As bactérias são capazes de se proliferar em grandes grupos de microrganismos unicelulares. Assim, conseguem espalhar doenças com facilidade.

As doenças causadas por bactérias são ditas infecciosas. Dentro os sintomas mais comuns destas infecções estão:

  • febre alta;
  • diarreia;
  • vômitos;
  • calafrios;
  • manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Os sintomas também podem variar de acordo com o tipo da bactéria causadora da infecção. Agora, vamos conhecer algumas das enfermidades causadas por bactérias encontradas na água.

5 doenças causadas por bactérias transmitidas pela água

Definitivamente, a preocupação com a qualidade da água ajuda a manter a saúde em dia. Da mesma forma que podem existir bactérias nocivas, também é possível encontrar protozoários, vírus e outras substâncias.

Os países subdesenvolvidos, com baixa qualidade de saneamento básico, sofrem mais com as doenças transmitidas pela água. Seja por contato ou por ingestão, as doenças causadas por bactérias podem causar grandes danos. Conheça as principais:  

1- Leptospirose

A leptospirose é uma das doenças bacterianas que afeta igualmente seres humanos e animais. Sem o tratamento adequado, apresenta risco de morte em 40% dos casos.

  • Transmissão: contato com água ou objetos que tenham urina de animais infectados.
  • Sintomas: febre alta, dor muscular, mal-estar, tosse, olhos vermelhos e manchas vermelhas pelo corpo.
  • Tratamento: os doentes devem ser hidratados e tomar antibióticos.

2- Salmonelose

As bactérias do gênero Salmonella e família Enterobacteriaceae provocam esta infecção gastrointestinal.

  • Transmissão: ingestão de alimentos contaminados, especialmente carnes de aves mal-passadas, ovos e água.
  • Sintomas: cólica, diarreia, dor de cabeça e abdominal, febre e vômito.
  • Tratamento: hidratação do doente e, no seu agravamento, administração de antibiótico.

3- Doenças diarréicas agudas (DDA)

As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças gastrointestinais. As doenças causadas por bactérias, vírus e parasitos são aquelas consideradas infecciosas.

As DDA são uma síndrome, em que há ocorrência de ao menos 3 episódios de diarreia aguda em 24 horas.

  • Transmissão: ingestão de água e alimentos contaminados e contato com objetos contaminados; pessoa a pessoa e animais para pessoas.
  • Sintomas: diarreia, dor abdominal, febre, vômito, náuseas, muco ou sangue nas fezes.
  • Tratamento: hidratação do doente 

4- Cólera

A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae e pode levar o paciente à morte por conta da intensa desidratação.

  • Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados.
  • Sintomas: diarreia, desidratação, vômitos, fraqueza, perda de peso e cólicas abdominais.
  • Tratamento: hidratação e uso de antibióticos.

5- Febre Tifóide

Esta é mais uma das doenças causadas por bactérias do gênero Salmonella: a Entericasorotipo Typhi. Do mesmo modo que as outras, se não for tratada adequadamente, pode levar à óbito.

  • Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados.
  • Sintomas: febre alta prolongada, dor de cabeça, náuseas, falta de apetite, mal-estar geral e vômitos. Assim também, pode ocorrer diarreia e prisão de ventre.
  • Tratamento: repouso e alimentação à base de líquidos, principalmente. Além desses cuidados, é possível administrar antibióticos aos doentes.

Sem o tratamento adequado, todas estas enfermidades oferecem risco de morte. Por outro lado, os tratamentos existem há muito tempo e são simples. 

Na maior parte dos casos, o paciente precisa sair do quadro de desidratação aguda, que é muito perigoso. Quando necessário, usar antibióticos também pode ser eficaz.

Mas, para não precisar remediar, é melhor aprender a prevenir as doenças causadas por bactérias transmitidas pela água. Afinal, como fazer isso?

Prevenção contra doenças causadas por bactérias na água

Para muitos países, enquanto não houver melhora no sistema de saneamento, será mais difícil combater estas doenças.

Sem água com a qualidade ideal, destinação correta de lixo e melhora na higiene, o risco de contágio segue alto. Assim, é fundamental que os governos adotem medidas de controle. Melhoria da qualidade da água, controle de vetores, bem como  destino adequado de dejetos podem ajudar muito.

Da mesma forma, nós podemos tomar precauções individuais contra doenças causadas por bactérias. Procure manter a higiene pessoal em dia e sempre lave muito bem os alimentos que for consumir.

Evite o contato com água da chuva, animais silvestres e insetos. Para melhorar a qualidade da água, é possível comprar um purificador de água. Procure sempre pelo Selo do Inmetro, que garante que os quesitos de qualidade foram cumpridos.

Se quiser ainda mais proteção, você pode procurar por um purificador de água antibacteriano. Com tecnologia avançada, este tipo de aparelho é capaz de eliminar até 99% das bactérias.

Conheça os nossos modelos antibacterianos e fique livre de doenças causadas por bactérias!