maio 16

Concurso de fotografia por Instagram aborda tema “Água nossa de cada dia”.

Água nossa de cada dia

Da crise hídrica que atinge a capital paulista surgiu muita discussão e, felizmente, alguns resultados positivos. A escassez de água nos reservatórios da grande São Paulo possibilitou um olhar mais crítico sobre as atitudes do cotidiano e, por que não?, um olhar também mais poético. Pelo menos essa é a proposta do concurso de fotografia Utopia São Paulo que, em sua segunda edição, aborda o tema “Água nossa de cada dia”, propondo uma visão poética e reflexiva sobre a cidade e o uso do recurso. Dê uma olhada na matéria do portal Brasileiros.com.br e veja como participar.

A segunda edição do concurso Utopia São Paulo foi lançada nessa segunda-feira (3), na Fnac Pinheiros, em São Paulo. A premiação escolherá as melhores fotos da capital paulista. Diante da crise hídrica de São Paulo, o tema será ‘Água nossa de todo dia’.

No evento, houve um bate-papo entre Anna Lucia Marcondes, diretora do Instituto Via Cultural, Helio Campos Mello, diretor de redação da Revista Brasileiros, e Alexandre Socci, fotógrafo de esportes de aventura.

“Queremos lançar um novo olhar para São Paulo, em especial à crise hídrica. Acreditamos que a utopia é possível de ser construída e vivenciada. As pessoas têm plena capacidade de construir seus mundos”, disse Anna Lucia.

Para Socci, o concurso é uma oportunidade de mostrar um lado melhor e menos óbvio da cidade de São Paulo. O fotógrafo também falou sobre o ensaio que produziu ao longo dos últimos três anos, com atletas praticando esportes aquáticos nos rios Pinheiros e Tietê: “Temos que usufruir da nossa cidade, não podemos entregar os pontos”.

Helio Campos Mello falou sobre o potencial do concurso. “O bacana desse projeto é mobilizar as pessoas para conhecerem a cidade e sair de suas trilhas naturais. Têm que buscar o recorte poético e plástico da cidade”.

As imagens concorrentes deverão ser postadas no Instagram com as hashtags #utopiaspH2O #ViaCultural #Brasileiros #Fnac durante o mês de agosto. As 20 melhores, escolhidas pelo júri formado pelos organizadores, farão parte de uma exposição. Para o autor da foto vencedora, será dado uma câmera semiprofissional, um ano de assinatura da Revista Brasileiros, a impressão da imagem em fine art e a publicação da foto na edição de dezembro da Brasileiros.

O concurso se encerra no dia 30 de setembro e a premiação será no dia 4 de novembro.

Fonte: http://brasileiros.com.br/xgHnC