abr 09
barulho no purificador

Barulho no purificador: o que pode ser?

Você já notou algum barulho no purificador de água? Muitas vezes, pode parecer estranho e até gerar a dúvida se é um indício de algum problema.

Porém, desde já, é importante lembrar que é normal o aparelho refrigerado apresentar alguns ruídos. Mas, por que apenas os refrigerados?

Os aparelhos que fornecem água em temperatura natural não contam com nenhum sistema elétrico. O seu funcionamento está ligado apenas à passagem da água, como se estivéssemos abrindo uma torneira. Logo, dificilmente haverá barulho no purificador de água nestes casos.

A seguir, vamos apontar alguns ruídos comuns aos refrigerados e explicar o porquê acontecem.  

Como funciona um purificador de água gelada?

Antes de mais nada, vale explicar rapidamente como é o funcionamento de um refrigerado. Dos sistemas de refrigeração disponíveis no mercado, o compressor é o mais comum. 

Existe ainda a placa eletrônica, mas na nossa linha de produtos, utilizamos a refrigeração por compressor. Como já diz o nome, esse é um sistema que envolve a compressão de vários gases. Sabia que a sua geladeira funciona do mesmo modo? 

Os purificadores possuem também um reservatório de água gelada e um termostato. Para poder gelar a água, é sempre necessário estar ligado à energia elétrica.

Em linhas gerais, o reservatório recebe um volume de água e inicia o processo de resfriamento. Logo depois, o termostato indica quando a água atingiu a temperatura ideal, encerrando o processo. O ciclo só recomeça quando um novo volume de água for recebido no reservatório.

Em algumas destas etapas, o próprio funcionamento pode gerar barulho no purificador de água. Vamos entender melhor?

Barulho no purificador: qual é e o que pode ser

Definitivamente, é comum ouvirmos alguns ruídos vindos dos eletrodomésticos ao longo do dia. 

Com o purificador de água, não é diferente. Sabendo disso, é possível afirmar que a emissão sonora vindo do aparelho não representa necessariamente um problema.

Logo, antes que isso seja um motivo de preocupação, conheça os principais barulhos, decorrentes do próprio funcionamento do aparelho:

Estalos internos ou no gabinete

Alguns materiais utilizados em componentes internos do aparelho (EPS/ABS/PP) podem sofrer alterações, de acordo com a temperatura. Em função das variações térmicas, estes componentes se contraem ou se dilatam, gerando um barulho no purificador. 

Ruídos do compressor

barulho no purificador

Este componente naturalmente apresenta um funcionamento barulhento. O ruído pode ser percebido em momentos específicos, como a partida e desligamento do compressor, ou pode ser contínuo. Assim, durante a partida e desligamento do compressor é natural que ocorra a vibração, em função da rotação interna do kit do compressor. O barulho contínuo no purificador é devido à vibração na alta velocidade de funcionamento.

Chiado

Este ruído deve-se à expansão do gás refrigerante durante o seu funcionamento. É mais comum perceber este som quando o produto está recebendo nova carga de água na temperatura ambiente.

O que fazer quando o barulho no purificador for um problema

Como dito anteriormente, há muitos sons comuns do funcionamento do aparelho. Por outro lado, se o ruído for excessivo ou muito diferente do que descrevemos acima, é possível que apresente alguma falha.

Seja pelo tempo de uso, instalação em lugar inadequado ou outro tipo de avaria, a identificação do barulho é complexa. Dessa forma, se houver dúvida quanto ao ruído saindo do seu purificador, entre em contato com a Assistência Técnica.

A Europa conta com a maior rede de Assistência Técnica autorizada, espalhada por todos os cantos do país. Se precisar, procure a mais próxima de você.

Um técnico especializado pode avaliar a causa do barulho no purificador e resolver o problema. Lembramos que é muito importante ter sempre as manutenções preventivas em dia e instalar o produto corretamente. 

Este texto foi útil para você? Em suma, agora você sabe que ouvir um ruído no seu aparelho é natural e não precisa causar preocupação. Compartilhe estas informações com quem você conhece!