Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Purificador e filtro de barro: prós e contras.

purificador ou filtro de água de barro

Se você já teve dúvidas entre purificador e filtro de barro, vamos ajudar a esclarecer. Antes de mais nada, vale lembrar que ter acesso à água de qualidade é fundamental à saúde.

A qualidade do tratamento da água é uma das principais ferramentas para evitar o aparecimento de doenças. A água que consumimos, bem como a que utilizamos para lavar utensílios e preparar alimentos deve ser segura.

Diante de diversas opções no mercado, começam a surgir as dúvidas. Purificador e filtro de barro costumam ser as principais escolhas. Afinal, quais as diferenças entre eles? Qual é o ideal para a minha família?

Para ajudar a entender qual produto atende melhor às suas necessidades, listamos as diferenças, vantagens e desvantagens entre eles. Confira!

Filtro de barro

purificador e filtro

Primeiramente, é preciso estabelecer que os filtros são produtos mais simples que os purificadores. Eles funcionam a partir de uma vela central, responsável por reter as impurezas. As velas são compostas de polipropileno atóxico e carvão ativado. Não existem modelos que utilizam energia elétrica e o preço é bem mais acessível. 

Se você achava que purificador e filtro de barro funcionam da mesma forma, estava enganado. Os filtros funcionam exclusivamente por gravidade e precisam ser abastecidos manualmente.

Isso significa que não recebem pressão da rede de abastecimento ou da caixa d’água. Logo, o processo de filtragem torna-se necessariamente muito mais lento. 

A vantagem de um processo mais longo é aumentar o tempo de contato da água com o elemento filtrante. Por outro lado, é pouco prático para o dia a dia. Além disso, purificador e filtro de barro diferem na redução de cloro e retenção de bactérias.

O filtro de barro promete retirar sabores e odores retirados pelo cloro e retém partículas sólidas. Porém, não é eficaz contra bactérias que podem existir na água, mesmo sendo abastecida por estação de tratamento.

À princípio, o preço inicial dos filtros dá a impressão de melhor custo-benefício. Mas é importante saber que as velas precisam passar por uma limpeza periódica, bem como a caixa d’água. O tempo de vida útil dos elementos também varia entre purificador e filtro de barro.

Geralmente, as velas dos filtros devem ser substituídas em no máximo 6 meses, ou sempre que apresentarem um aspecto amarelado. Assim também, o próprio reservatório de barro pode ser trocado depois de um tempo, porque pode deixar gosto na água.

Purificador de água

purificador ou filtro de água

Entre purificador e filtro de barro existe também a diferença de tecnologia. Os purificadores são produtos mais completos e eficientes contra as bactérias. Os aparelhos com sistema de lâmpada ultravioleta são capazes de eliminar até mesmo vírus presentes na água. Alguns modelos podem eliminar também sais e cloretos, assim como adicionar minerais como cálcio e magnésio.  

Dentro da diversidade de modelos, o nível de limpeza varia de acordo com o modelo e fabricante do purificador. A escala pode ir do P1, que é o mais intenso e retém as menores impurezas, ao P6, que trabalha com sistema básico.

Estes aparelhos podem ser ligados diretamente à torneira ou encanamento, aumentando até a pressão da água disponível. Há purificadores que oferecem água gelada e têm baixo consumo de energia elétrica. Por outro lado, aqueles que fornecem água em temperatura natural não precisam de energia elétrica para operar.

A vida útil do refil de um purificador também varia, mas existem modelos com tempo de troca de até 2 anos. Os refis são a alma do aparelho e devem ser sempre originais. Para ter mais segurança na hora da troca, procure pelo Selo Abrafipa de qualidade.

Definitivamente, a praticidade é a grande vantagem entre purificador e filtro. O primeiro possui filtragem imediata e o segundo precisa ser abastecido manualmente, além de funcionar por gravidade. Este processo pode demorar até horas, e a sede não deve esperar.

Purificador e filtro de barro: vantagens e desvantagens

Em suma, acho que você percebeu que os dois modelos são, na verdade, bastante diferentes. Independente da sua escolha, vale ressaltar que é fundamental procurar sempre produtos certificados pelo INMETRO

Para ajudar a ter mais clareza dos prós e contras de cada um, vamos retomar os principais pontos levantados:

Este texto foi útil para você? Então, compartilhe com quem você conhece e fique ligado no nosso Blog para mais conteúdos interessantes!