Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Como fazer Glitter ecológico

Como fazer Glitter ecológico

Na festa mais popular e animada do nosso país, todo mundo gosta de se fantasiar, se pintar e brilhar para curtir a folia nas ruas, usando principalmente o glitter.

Mas, você sabia que ele é um microplástico e não é nada brilhante para o meio ambiente?

Quando retiramos o glitter no banho, por exemplo, ele é levado pelo encanamento do esgoto e, como todo microplástico, ele é pequeno demais para ser filtrado pelo sistema de tratamento de esgoto, por isso acaba parando em rios e mares.

Quando chega no mar, o glitter viaja por longas distâncias e pode se tornar menor ainda, o que facilita sua absorção pelos seres marinhos e consequente entrada na cadeia alimentar.

O pior é que os microplásticos como o glitter absorvem substâncias perigosas para os organismos e, uma vez na cadeia alimentar, seus danos podem ser irreparáveis.

Se não tiver jeito de evitar o glitter convencional (e também para o glitter que acaba caindo em cima de você durante as festas), procure tirar o máximo possível de glitter com um lenço umedecido antes de lavar o rosto ou entrar no banho.

Assim você ao menos garante que esse glitter plástico termine no aterro sanitário.

Para curtir o Carnaval com muito brilho e consciência ambiental, vamos apresentar 3 alternativas ecológicas de glitter que não levam plástico em sua composição e são biodegradáveis ou naturais.

Glitter de gelatina vegetal

Para fazer o glitter ecológico de gelatina é necessário comprar especificamente gelatina vegetal, pois ela possui um poder gelificante dez vezes maior que o da gelatina animal.

Além de não ser de origem animal, servindo também para animar a festa dos veganos, a gelatina vegetal, feita com a alga ágar-ágar, não necessita ir à geladeira para ficar firme e também não derrete em temperatura ambiente, como a outra.

O preço da gelatina vegetal é aparentemente maior que o da gelatina animal, porém, ela rende muito mais, tornando o custo-benefício muito atraente. Para que esse glitter grude no seu corpo, use alguma base natural.

Ingredientes:

● 1 colher de sopa de gelatina vegetal em pó;

● 1/2 xícara de água de beterraba gelada.

Material:

● Borrifador de água;

● Forma lisa;

● Pincel largo e macio;

● Microprocessador de alimentos (mixer) ou liquidificador.

Modo de preparo

Você vai precisar de água colorida de beterraba (ou algum outro alimento que dê cor à água, como o açafrão). Para isso, cozinhe as beterrabas que irá comer e leve a água restante (que sobrar do cozimento) ao fogo para evaporar até a quantidade reduzir a meia xícara e concentrar bem a cor da beterraba.

Coloque a gelatina em pó num pote de vidro e borrife a água de beterraba gelada uniformemente, sem misturar. Coloque no microondas por 30 segundos, parando a cada dez segundos para misturar. Pincele a gelatina na superfície lisa escolhida – como uma forma, tapete de silicone ou algo do tipo.

Deixe secar por no mínimo seis horas. Depois de seco, corte a folha em pedaços menores. Por fim, bata tudo no micro processador ou liquidificador e depois, passe por uma peneira.

Glitter de sal

O legal de fazer glitter de sal é que o próprio sal pode ser encontrado nas cores branca, rosa e preta. Mas se você quiser criar uma cor diferente o melhor é usar o sal branco.

O glitter de sal não é tão brilhante quanto o de plástico e não gruda sozinho, exigindo uma base natural para fixação.

O ideal é fazer seu corante em casa, mas se não for possível você também pode usar corante alimentício, lembrando de verificar se a versão que você for comprar não contém plásticos, já que alguns desses corantes são feitos apenas para decoração de alguns bolos.

Ingredientes:

● 1 xícara de sal;

● 1 colher de sopa de gel de babosa;

● 1 colher de sopa de corante caseiro (ou algumas gotas do comprado, a gosto).

Modo de preparo

Primeiro, prepare o corante caseiro ou separe o corante comprado. Depois de pronto, reduza a água do seu corante levando-o ao fogo baixo. Misture-o ao sal e deixe secar bem.

Se estiver com pressa, coloque o sal em um coador de voal e seque com secador.

Fixação do glitter ecológico

Para fixar seu glitter ecológico, use algo grudento como o gel natural da babosa ou manteiga de karité – não use óleos vegetais, pois eles podem agredir a pele. Protetor solar ou bases naturais líquidas também funcionam.

Pó de mica

O pó de mica é uma espécie de “glitter natural”, que vem das rochas; então se você lavar no chuveiro, ele vai voltar para seu ambiente. O legal de utilizar o pó de mica como glitter ecológico é que ele já vem pronto – apesar de ter um preço um pouco mais elevado que as receitas de glitter ecológico com sal ou gelatina. .

Ele também é mais fácil de espalhar pelo corpo e já tem uma aderência natural, mas seu aspecto é mais próximo de uma sombra colorida.

É possível encontrar pó de mica nas cores dourada, prateada, branca, preta, marrom, roxa, verde, entre outras. A mica também é conhecida como pigmento em pó, e é muito utilizada na coloração de sabonetes e cosméticos. Ela pode ser encontrada em lojas que vendem itens para produção de cosméticos artesanais.

Outra opção é misturar um pouco do pó de mica junto com as outras receitas. Depois que o glitter ecológico de sal ou de ágar-ágar já estiver pronto, junte um pouquinho de mica na cor desejada e misture bem.

A mica é bem brilhante e vai dar um tom mais próximo do glitter de plástico nas misturas de glitter ecológico.

Fonte: ecycle