Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Como fazer sua empresa crescer: 5 dicas

como fazer empresa crescer

Se tem uma coisa que todo empreendedor ou líder deseja é fazer sua empresa crescer. Seja para uma empresa iniciante ou madura, ver o negócio evoluir cada vez mais é sempre bom.

Por outro lado, o crescimento empresarial não costuma acontecer sem nenhum esforço. Assim, é preciso adotar algumas medidas dentro da companhia para que ele seja efetivo.

Manter um negócio produtivo e com destaque no mercado definitivamente não é tarefa fácil. Para isso, é preciso considerar sempre as pessoas envolvidas, bem como os processos. Como resultado, é possível estabelecer um desenvolvimento planejado, previsível e mensurável.

A seguir, vamos explorar o conceito de crescimento empresarial e sua importância. Assim também, vamos oferecer 5 dicas de como criar boas oportunidades para fazer sua empresa crescer. Confira agora!

O que significa fazer sua empresa crescer?

Antes de mais nada, vale esclarecer que o crescimento empresarial é a escalada de um negócio. Ou seja, quando as entregas ultrapassam os limites previstos e a empresa abrange uma fatia maior do mercado.

Assim, com a abertura de novos pontos de vendas ou fechamento de contratos, a organização conquista novos negócios. Como resultado, a capacidade produtiva aumenta. Logo, aumenta também a rentabilidade. Reduzir custos na empresa também pode aumentar a rentabilidade, mas isto não faz parte do conceito de crescimento empresarial.

Um negócio existe para proporcionar lucro a seus empreendedores. Portanto, a ideia é evoluir em vez de cortar gastos. Apesar disso, o crescimento empresarial tem um conceito mais amplo, com foco na importância da experiência do cliente.

Para isso, é essencial conhecer o mercado, planejar, implementar ações efetivas e ter colaboradores engajados. As pessoas são fundamentais nesse processo, garantindo que as necessidades da sociedade sejam atendidas.

Isto porque, sem um time motivado e uma liderança proativa e preparada, não adianta ter um bom planejamento. O crescimento empresarial, portanto, deve estimular os talentos da organização. Como resultado, a carreira de todos que contribuíram para a mudança pode avançar junto com o negócio. 

Agora, conheça 5 dicas que ajudam a criar oportunidades de evolução para o seu negócio!

5 dicas para fazer sua empresa crescer

1- Gerencie bem o capital de giro

Definitivamente, este é um dos principais aspectos para manter sua empresa aberta e em expansão. Afinal, é fundamental gerenciar o dinheiro que sua empresa tem no momento. Ou seja, a soma de todos os valores disponíveis: o seu capital de giro.

Considere o estoque, o caixa, contas e aplicações financeiras, bem como contas a receber no curto prazo. Por outro lado, no curto prazo também existem as contas a pagar. Portanto, o capital de giro é o resultado do total de ganhos menos o total de despesas. Esse é o dinheiro disponível para investir no crescimento empresarial.

É fundamental saber gerenciar o dinheiro que entra e sai, evitando atrasos de pagamento. Para ter mais dinheiro entrando do que saindo, existem algumas medidas. Por exemplo: reduzir o prazo de pagamento dos clientes, manter o estoque reduzido e negociar preços e prazos com fornecedores. 

2- Otimize processos

Primeiramente, fortaleça os processos internos para que se tornem escaláveis. Ou seja, eles devem funcionar perfeitamente, independente do tamanho da empresa.

Assim, quando o negócio dobrar de tamanho, por exemplo, não será preciso remodelar todos os fluxos de trabalho. Para o crescimento empresarial, você só vai precisar dos recursos necessários (dinheiro, maquinário, colaboradores etc).

Além disso, automatizando processos, você gera benefícios como:

  • Diminuição de erros;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria na tomada de decisão;
  • Comunicação mais eficiente.

3– Faça o planejamento financeiro

Juntamente com o capital de giro, o planejamento e o controle financeiro são fundamentais para ampliar sua marca. Contudo, o planejamento financeiro é mais amplo e complexo, já que considera também a visão de longo prazo.

Dessa forma, você pode traçar metas de crescimento empresarial e manter as finanças em dia. O planejamento pode mirar no próximo ano, porém, deve ser revisado mensalmente.

4- Conheça seu mercado

Participar de eventos do setor é uma oportunidade de networking que pode ajudar a ampliar o negócio. Assim também, encontrar associações e sindicatos que se conectam com profissionais, pessoas e empresas é importante. 

Conhecer o mercado pode ser decisivo para o crescimento empresarial. Antes de mais nada, conheça bem seu público-alvo: poder de compra, comportamento, perfil, etc. Como resultado, é possível tornar seus produtos e serviços mais atrativos e traçar estratégias de marketing mais efetivas.

Da mesma forma, analisar a concorrência estabelece parâmetros a serem alcançados ou superados. Conheça a forma de atendimento, preços e campanhas de seus competidores.

5- Encontre seu diferencial

Em meio ao mar de possibilidades do mercado, procure o que destaca o seu negócio. Assim, você pode explorar ao máximo o motivo que torna a sua empresa especial diante dos outros players.

Do mesmo modo, é preciso saber se tornar competitivo para atrair o consumidor. Portanto, ofereça algo que não se encontra facilmente no mercado. Por exemplo: explore promoções, eventos especiais e invista em um atendimento excelente.

Quando o consumidor recebe soluções diferenciadas, a tendência é que ele pague mais caro sem questionar.

Esperamos que essas dicas ajudem o seu negócio a entrar no rumo para fazer sua empresa crescer. Já sabe por onde vai começar?