Purificadores de água em até 6x sem juros. Aproveite!

Diversidade nas empresas: 5 dicas para incentivar.

Diversidade nas empresas

A diversidade nas empresas é um tema atual, importante e recorrente. Juntamente com a inclusão, esta pauta social é uma demanda que vem de todos os lados. A sociedade pede por mudanças e busca por igualdade, dentro e fora das empresas. 

Assim, é fundamental entender estes conceitos e saber como promovê-los na empresa. Como resultado, a companhia torna-se mais relevante na vida das pessoas e mais atrativa para seus colaboradores.

De acordo com pesquisas, empresas que respeitam as diferenças costumam ser 21% mais lucrativas.

Da mesma forma, adotar essas políticas ajuda a construir um ambiente de trabalho rico e dinâmico. A seguir, vamos dar algumas dicas e estratégias para promover a diversidade nas empresas de forma prática!

O que é diversidade nas empresas?

Antes de mais nada, vamos entender rapidamente do que se trata este conceito? No nosso cotidiano, a diversidade é um tema cada vez mais presente. Logo, acaba tendo um reflexo muito importante nas estruturas empresariais. 

O assunto da diversidade nas empresas começou a surgir nos anos 90. O avanço da globalização e a tecnologia promoveram mudanças nas organizações, especialmente na cultura e na comunicação.

Como resultado, as empresas passaram a ter que se comunicar e vender para um mercado muito diversificado. No entanto, não sabiam ao menos como entender um público tão diverso já que não tinha um time representativo

Além disso, alguns problemas estruturais da sociedade também refletem em dificuldades no mercado de trabalho. Dessa forma, as minorias sociais (mulheres, negros, índios, PcD etc) encontram menos oportunidades de emprego.

Assim, diante dessa realidade, políticas de diversidade nas empresas ganharam importância e se espalharam pelo mundo.

Enfim, entende-se que a diversidade se relaciona com a multiplicidade e variedade de perfis dentro da organização. Portanto, é preciso garantir uma força de trabalho plural em termos de etnia, orientação sexual e crenças. 

É preciso entender que o conceito de diversidade nas empresas pode representar coisas diferentes para pessoas diferentes. Por outro lado, é possível agrupar algumas características comuns para classificar e compreender o conceito.

Segundo um estudo, existem 3 principais tipos de diversidade: a demográfica, a experiencial e a cognitiva. A demográfica trata sobre a nossa identidade de origem (gênero, etnia, idade). 

Já o segundo tipo está ligado à experiência de cada um. Ou seja, a trajetória que molda os nossos aspectos emocionais e ajuda a definir nossas habilidades, hobbies e afinidades. Por fim, a cognitiva diz respeito à maneira como lidamos com as diferentes situações da vida. 

É importante ser diverso e inclusivo

Igualmente importante, a inclusão deve caminhar junto com a diversidade nas empresas. Ela representa a igualdade de oportunidades de desenvolvimento para todos. Afinal, não adianta nada ter uma empresa com um quadro de colaboradores diverso que não construa este ambiente.

O respeito, bem como a valorização das diferenças são questões-chave quando pensamos em diversidade nas empresas. Por exemplo: é preciso respeitar o fato das experiências das pessoas serem diferentes. 

Definitivamente, esta é a questão da diversidade que mais enriquece a cultura de qualquer companhia. Indivíduos com vivências diferentes tendem a compartilhar ideias distintas. Como resultado, geralmente fica mais fácil encontrar as melhores soluções. 

Será que um grupo de homens, por exemplo, é capaz de encontrar o melhor formato para um absorvente íntimo feminino? Eles podem ser muito inteligentes, sensíveis e competentes. Apesar disso, apenas quem usa o produto pode transmitir uma vivência real. 

Logo, nos dias de hoje, é quase impossível não pensar em diversidade nas empresas. Se a companhia deseja se manter atual e relevante, é necessário adotar essas políticas.

A inclusão e a diversidade permitem o desenvolvimento de características positivas como empatia e resiliência. Assim também, ajuda a:

Uma empresa diversa consegue ser mais criativa e transformadora. Afinal, seus colaboradores tornam-se mais dispostos a transmitir as mensagens de respeito às diferenças, dentro e fora de casa.

No entanto, é preciso ter um comprometimento verdadeiro com estas mudanças. Não se trata apenas de cumprir cotas de contratação, mas sim de promover a verdadeira integração entre diferentes pessoas. 

Como adotar a diversidade nas empresas na prática?

Primeiramente, é preciso ter um bom planejamento para adotar essas políticas. É preciso compreender que a inclusão e a diversidade nas empresas são verdadeiras estratégias. 

Assim, tenha uma visão a longo prazo para elas e organize a companhia para desenvolver este diferencial. A seguir, temos algumas dicas para incentivar e orientar você:

1- Tenha a liderança como sua principal aliada

O sucesso de um programa de diversidade nas empresas depende diretamente do envolvimento dos líderes. Ou seja, é preciso se envolver, apoiar e disseminar as ideias. 

De acordo com a Hack Future Lab, 93% dos líderes concordaram que a agenda de diversidade é uma prioridade. Por outro lado, apenas 34% acreditam que é um ponto forte em seu local de trabalho. Logo, a postura da liderança pode ser determinante para que as políticas criem raízes de verdade.

2- Crie programas e uma política para implantar a diversidade na sua companhia

Desenvolva um programa de diversidade nas empresas que esteja alinhado às ações estratégicas da instituição. Tenha sempre em mente os valores e crenças da empresa, respeitando sua ética e conduta. 

Da mesma forma, conte com outros departamentos para analisar a atual situação da companhia. Depois disso, defina os objetivos das ações e compartilhe o planejamento com todos os envolvidos.

3- Métricas de monitoramento

Quando o assunto é diversidade nas empresas, todos os colaboradores devem ser observados. Da mesma forma, é preciso verificar as etapas do ciclo de permanência do colaborador dentro da empresa.

Ou seja, analise as promoções, remunerações, desempenho e níveis de hierarquia. Assim, é possível saber quais setores necessitam de treinamento ou de contratação de novos profissionais. 

4- Atenção na contratação!

É impossível implantar a diversidade nas empresas sem contratações de perfis profissionais diversificados. Portanto, uma boa alternativa é fazer parceria com instituições que apoiam as causas sociais

Do mesmo modo, você pode divulgar vagas de emprego em grupos voltados à diversidade.

5- Seja honesto na sua comunicação

Compartilhar as informações e metas sobre diversidade de forma franca e respeitosa é fundamental. 

Definitivamente, trabalhar uma comunicação honesta vai favorecer o seu programa e melhorar o acolhimento de novos integrantes.

E você, acha que a diversidade está sendo bem aplicada à estratégia da sua empresa? Se gostou deste conteúdo, compartilhe com todo mundo que pode achar útil!